Encomenda PAC sem contrato (tipo balcão)
1º Execute o utilitário Importação de CEPs e tarifas de Encomenda PAC
2º Entre na página Envio & frete do site administrativo
3º Selecione a opção Utilizar faixas de CEP (Brasil)
4º Clique na seta ao lado direito do campo Utilizar faixas de CEP (Brasil) - (nesta janela será apresentado o tipo de envio Encomenda PAC)
5º Selecione a opção Encomenda PAC e informe 41106 no campo Serviço, o CEP de origem das remessas no campo CEP Origem e clique em Alterar - (o serviço 41106 é o Encomenda PAC sem contrato (tipo balcão), número informado pelos Correios)
6º Feche a janela Tipos de frete
7º Na página Envio & frete do site administrativo, marque o campo Utiliza cálculo remoto de frete na sessão Serviços Correios
8º Clique em Gravar ao final da página
SEDEX sem contrato (tipo balcão)
1º Execute o utilitário Importação de CEPs e tarifas SEDEX
2º Entre na página Envio & frete do site administrativo
3º Selecione a opção Utilizar faixas de CEP (Brasil)
4º Clique na seta ao lado direito do campo Utilizar faixas de CEP (Brasil) - (nesta janela será apresentado o tipo de envio SEDEX)
5º Selecione a opção SEDEX e informe 40010 no campo Serviço, o CEP de origem das remessas no campo CEP Origem e clique em Alterar
(o serviço 40010 é o SEDEX sem contrato (tipo balcão), número informado pelos Correios)
6º Feche a janela Tipos de frete
7º Na página Envio & frete do site administrativo, marque o campo Utiliza cálculo remoto de frete na sessão Serviços Correios
8º Clique em Gravar ao final da página
e-SEDEX com contrato (este tipo de envio só poderá ser utilizado caso a loja tenha efetuado contrato com os Correios)
1º Execute o utilitário Importação de CEPs e tarifas SEDEX
2º Entre na página Envio & frete do site administrativo
3º Selecione a opção Utilizar faixas de CEP (Brasil)
4º Clique na seta ao lado direito do campo Utilizar faixas de CEP (Brasil)
5º Altere o nome do tipo SEDEX para e-SEDEX
6º Selecione a opção e-SEDEX e informe 99999 no campo Serviço, o CEP de origem das remessas no campo CEP Origem e clique em Alterar - (o serviço 99999 é o e-SEDEX, com contrato, número deve ser informado pelos Correios)
7º Altere 99999 pelo número do serviço fornecido pelos Correios
8º Feche a janela Tipos de frete
9º Na página Envio & frete do site administrativo, marque o campo Utiliza cálculo remoto de frete na sessão Serviços Correios
10º Informe 99999999 no campo Código da empresa
(informe o código administrativo neste campo e para conseguir esta informação entre em contato com os Correios)
11º Informe a senha ******** nos campos Senha da empresa e Confirme a senha
(para conseguir esta senha entre em contato com os Correios)
12º Clique em Gravar ao final da página
Demais campos
Seguem campos opcionais que também podem ser utilizados:
Exibe prazo de entrega- Ao marcar este campo será exibido o prazo de entrega retornado pelos Correios (ex: São Paulo - capital (3 dias))
Aviso de Recebimento (AR), Mão Própria (MP) e Valor declarado (%), adicionará valores destes serviços extras aos resultados retornados pelos Correios.
Funcionamento do recurso:
Quando o serviço dos Correios retornar valor R$ 0,00, sempre será utilizado os valores cadastrados na loja (passos 1, 2 e 7).
Quando retornar dos Correios um valor que seja maior que zero, sempre será utilizado o menor valor.
Para um pedido de 3Kg, podemos ter as seguintes situações:
Ex¹: Será apresentado ao cliente o valor de R$ 10,40 (Correios)
Ex²: Será apresentado ao cliente o valor de R$ 11,70 (Cadastrado na loja)
Comportamento previsto:
Se aplica para lojas que vão utilizar o e-SEDEX
1º Efetue um pedido com o CEP 65895-898 e note que o valor da opção e-SEDEX e SEDEX será o mesmo (desde que o CEP Origem das duas opção tenham sido iguais), isso porque, o e-SEDEX não suporta o CEP 65895-898 e o sistema apresentou o que foi cadastrado na loja.
Termine o processo de compra com a opção e-SEDEX para ver o que foi gravado no log do pedido.
2º Na sessão Parâmetros de cálculo, somente o campo Peso adicional (kg) será levado em consideração aos valores retornados pelos Correios.
Os demais campos só terão funcionalidade, quando o sistema apresentar os valores cadastrados na loja.
Ex: Seguro (%), este campo não será utilizado no valor que for retornado dos Correios
3º Caso a loja marque o campo Aviso de Recebimento (AR), Mão Própria (MP) ou ambos, na maior parte das vezes o valor retornado pelos Correios será maior que o valor cadastrado pela loja, sendo assim, o valor apresentado será o que foi cadastrado na loja.
Por marcar este(s) campo(s), é bem provável que a loja realmente queira cobrar este valores e se for este o caso, segue uma possibilidade de se resolver o problema.
Ex: Informe R$ 10,00 no campo Valor adicional na sessão Parâmetros de cálculo na página Envio & Frete do site administrativo.
O mesmo se aplica se o campo Valor declarado (%) for utilizado.